Os irmãos Rafael e Rafaela Dresch são inseparáveis até debaixo d’água: há uma década eles treinam quase todos os dias e também almejam o mesmo sonho, o de participar de uma Olimpíada. A cada competição, os gêmeos tentam diminuir o tempo nas modalidades individuais e coletivas. Os dois conquistaram nove das 24 medalhas de ouro do Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva durante o 9º Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso (JIFMT), realizado em Sinop, no mês de outubro.
Rafael foi primeiro lugar nas provas de 100 metros livre, 100 metros peito e 50 metros peito, além dos revezamentos 4 x 50 medley e 4 x 50 livre. “Foi a minha primeira participação no JIFs e achei muito legal! Fiz muitas amizades com pessoas da escola e também encontrei amigos da natação que estavam em Sinop”, disse relembrando a estreia nos jogos.
Rafaela também foi vencedora em todas as modalidades nas quais competiu: 100 metros peito, 100 metros medley, 50 metros livre e no revezamento 4 x 50 medley. “Nosso professores sempre dizem que as medalhas não definem nossa trajetória e estamos aprimorando nossas técnicas a cada campeonato. Quero abaixar ainda mais o meu tempo para conseguir os índices para as competições nacionais e regionais”, disse a nadadora.
50 metros em menos de 30 segundos
Rafael e Rafaela são alunos do primeiro ano dos cursos técnicos integrados de Edificações e Secretariado, respectivamente, e dividem a rotina de estudos com os treinos diários no projeto Raia Rápida, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os treinos de base, choque e de polimento são organizados em um cronograma pelos professores Alexandre Konig, Paula Soares e Jhennifer Carolina que acompanham os irmãos há mais de três anos.
Os gêmeos competem em provas curtas, de explosão, e têm aprimorado os estilos para evitar erros que podem custar a prova inteira. “Um erro na saída pode comprometer uma prova e tenho feito alguns exercícios para diminuir o nervosismo antes das competições. Tento visualizar a prova desde a hora que eu subo no bloco e vou até o final”, explica Rafaela.
A nadadora já participou do Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil - Troféu Arthur Sampaio Carepa, em Recife, esse ano, e de provas estaduais e regionais. Ela está arrumando as malas para os Jogos da Juventude que será realizado em João Pessoa, neste mês. Rafaela participará da prova de 50 metros costas, além de 50 metros peito e 200 metros medley. Os irmãos destacam o apoio e incentivo da família no dia a dia, e, especialmente da mãe durante as competições. Continuar a nadar é a opção escolhida pela família Dresch, e cada vez mais rápido.
Também foram medalhistas pelo Campus Cuiabá nas provas individuais e nos revezamentos os estudantes: Maria Rita de Paula Prado, Vivian de Campos Nascimento, Marcos Sérgio de França, Nathan Matos Carvalho do Carmo e Jean Pablo Chaves Nascimento.
Mín. 22° Máx. 26°