Sexta, 21 de Março de 2025
Publicidade

Seis projetos de estudantes da Rede Pública Estadual da Paraíba concorrem a vagas no Parlamento Juvenil do Mercosul 2025

Seis projetos de estudantes da Rede Pública Estadual da Paraíba estão inscritos para concorrer a três vagas no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM)...

19/02/2025 às 13h22
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Seis projetos de estudantes da Rede Pública Estadual da Paraíba estão inscritos para concorrer a três vagas no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025. Os projetos estão em período de campanha eleitoral que ocorre até 25 de fevereiro e passarão por votação popular entre os dias 26 a 28 de fevereiro de 2025. A iniciativa tem como tema “A integração regional e as mudanças climáticas” e é promovido pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM).

A ação tem o objetivo de proporcionar aos jovens estudantes de redes públicas dos países membros e associados do bloco, um espaço de encontro e diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. Os jovens aprendem sobre o funcionamento do bloco, suas instâncias e sobre como dialogar e buscar consenso para a proposição de soluções para problemas comuns. Além de ampliar seus conhecimentos, os estudantes vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos.

Entre os projetos da Paraíba que foram selecionados, três são da EEEFM Benjamin Maranhão, localizada em Araruna. Também estão em campanha os projetos da ECI Adilina de Souza Diniz do município de Diamante, da EEEFM Professor João Noberto da cidade de Santa Teresinha e da EEEF Professor José Bento de Santa Helena.

A professora Joana Andrade ministra as disciplinas de Língua Inglesa e Educação Tecnológica e Midiática, e está coordenando os projetos da EEEFM Benjamin Maranhão, onde leciona. Só da escola foram seis projetos inscritos e desenvolvidos a partir dos conteúdos discutidos nas disciplinas de Protagonismo Juvenil e Educação Tecnológica e Midiática. “Três dos nossos seis projetos foram selecionados e seguimos acompanhando as orientações do edital, da seleção, e fazendo a produção de conteúdos, como vídeos, panfletos, resumos dos projetos, mobilização nas redes sociais, visitas às escolas para conseguir o maior número de votos durante a eleição”, comentou a professora.

Jovens de 14 a 29 anos podem votar, por meio do link que será divulgado na página do PJM, a partir do dia 26 de fevereiro. O resultado da seleção está previsto para o dia 10 de março e a posse e o curso de formação na etapa nacional será realizado de 27 a 29 de maio de 2025. Já a etapa internacional 2025 do PJM ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Brasil.

Conheça cada projeto selecionado:

Projeto: Sustentabilidade ambiental : ‘’Não olhe para o lixo!’’
Estudante: Marcos Antônio de Lacerda Luciana
ECI Adilina de Souza Diniz (Diamante-PB)
Tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da sustentabilidade, integrando conceitos de Física e Biologia para uma abordagem interdisciplinar e prática. O foco está na redução do descarte inadequado de resíduos e na promoção de práticas sustentáveis, alinhando-se às temáticas de Integração Regional e Mudanças Climáticas. As atividades incluem a criação de composteiras, experimentos de Física aplicados à sustentabilidade e o estudo dos ciclos biogeoquímicos, estimulando a participação ativa dos alunos. Espera-se que o projeto resulte na adoção de práticas sustentáveis, como a correta separação de resíduos e o envolvimento em ações de reciclagem. Além do impacto na escola, os estudantes atuarão como multiplicadores do conhecimento em suas comunidades, promovendo uma transformação cultural mais ampla.

Projeto: Arborização sustentável em Santa Terezinha-PB e integração regional para mitigação das mudanças climáticas
Estudante: Alysson Marcelino Alves
EEEFM Professor João Noberto (Santa Teresinha-PB)
Visa promover a plantação de espécies nativas de baixa demanda hídrica em áreas urbanas públicas, especialmente em regiões como a Caatinga, onde os recursos hídricos são escassos.

Projeto: Plástico verde: uma alternativa sustentável
Estudante: Ana Beatriz Teixeira Araujo
EEEF Professor José Bento (Santa Helena-PB)
A crescente utilização de plásticos, especialmente sacolas plásticas, representa um grave problema ambiental devido à sua durabilidade e baixo custo. Esses produtos, embora convenientes, levam séculos para se decompor, acumulando-se em lixões e ambientes naturais, causando impactos nos ecossistemas e na saúde pública. No contexto escolar, onde são frequentemente utilizados e descartados, surge uma oportunidade de promover a sustentabilidade através do desenvolvimento de plásticos biodegradáveis à base de amido de milho. Este projeto busca criar uma alternativa sustentável e acessível para substituir parcialmente as sacolas plásticas convencionais na escola. Além de reduzir o uso de plásticos de origem fóssil, a iniciativa se alinha à Política Nacional de Educação Ambiental, incentivando práticas sustentáveis e conscientizando os estudantes sobre os impactos dos plásticos descartáveis.


Projeto: Conexão Ambiental pelo Mercosul: Ações Protagonistas no Combate às Mudanças Climáticas
Estudante: Maria Cecília Gomes
EEEFM Benjamin Maranhão (Araruna-PB)
Visa promover a sustentabilidade no cotidiano dos estudantes da Escola Cidadã Integral e Técnica Benjamim Maranhão, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental e incentivar o surgimento de uma consciência ecológica no ambiente escolar. A ideia do projeto de Maria Cecília junto com a professora Joana Andrade, surgiu a partir da observação dos desafios enfrentados na escola em relação ao descarte inadequado do lixo, ao uso excessivo de materiais plásticos e também a falta de iniciativas de educação ambiental de maneira regular e intencional para os alunos. Dessa forma, as ações que proponho buscam a abordagem da temática das mudanças climáticas e a Integração Regional do Mercosul de início, enfatizando para os meus colegas, o fato de que o nosso comportamento cotidiano gera impactos ambientais que afetam o meio ambiente como um todo.

Projeto: Justiça climática e equidade - Uma perspectiva juvenil no Mercosul
Estudante: Anny Estéfane Nascimento Nunes
EEEFM Benjamin Maranhão (Araruna-PB)
Visa promover a conscientização sobre os impactos desiguais das mudanças climáticas, com foco nas populações vulneráveis do Mercosul, como as do semiárido brasileiro. O público-alvo são os alunos do Ensino Médio da Escola Cidadã Técnica Integral (ECIT) Benjamin Maranhão, localizada na cidade de Araruna, Paraíba. O projeto tem como objetivo empoderar esses jovens e incentivá-los a se tornarem protagonistas na luta contra as desigualdades climáticas, propondo atividades de sensibilização e formação, como oficinas de educação climática, campanhas de conscientização e a criação de uma rede de intercâmbio virtual entre escolas de diferentes países do Mercosul.

Projeto: Mapeamento climático comunitário: construindo o futuro regional
Estudante: Expedito Ferreira de Araújo Neto
EEEFM Benjamin Maranhão (Araruna-PB)
Propõe envolver estudantes e a comunidade escolar em um sistema de monitoramento ambiental colaborativo, utilizando tecnologia para coletar dados regionais e interpretar mudanças climáticas. Em resposta a eventos recentes, como as enchentes que impactaram o estado do Rio Grande do Sul no início de 2024, e com base no alerta da NASA sobre o período de “ebulição” climática, o projeto visa fornecer à comunidade ferramentas práticas para compreender e agir diante das adversidades climáticas. A ideia é envolver alunos, professores e moradores locais na coleta de informações sobre temperatura, umidade, precipitações e mudanças no ecossistema, formando uma rede de conscientização ambiental.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias