O deputado estadual Dr. João (MDB) conclui seu segundo mandato como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta terça-feira (18), deixando um legado de conquistas e avanços para a saúde pública no estado. Durante sua gestão, a comissão foi palco de importantes discussões e ações que resultaram em melhorias significativas para a população mato-grossense.
O deputado estadual Paulo Araújo (PP) assume o comando da comissão, com o aval e apoio de Dr. João, que elogiou a escolha e expressou confiança na continuidade dos trabalhos.
Dr. João destacou os avanços conquistados e demonstrou confiança no trabalho do sucessor. “Foi uma honra presidir a Comissão de Saúde e contribuir para a melhoria da saúde pública em nosso estado. Conseguimos avanços importantes, como o completamento na tabela da hemodiálise e o aumento no valor do TFD. Tenho certeza de que o deputado Paulo Araújo dará continuidade a esses trabalhos com a mesma dedicação e compromisso que sempre tivemos”, afirmou Dr. João.
Avanços
Durante seu mandato, Dr. João liderou uma série de iniciativas que impactaram positivamente a saúde no estado. A comissão acompanhou de perto as obras dos novos hospitais regionais, que devem ajudar a transformar o cenário em Mato Grosso no momento em que entrarem em operação.
Além disto, a comissão, sob a liderança de Dr. João, conseguiu junto ao governador Mauro Mendes (União) a complementação da tabela de hemodiálise, garantindo que clínicas não fossem fechadas em cidades do interior e que os pacientes renais continuem a receber tratamento em suas regiões.
A comissão ainda apoiou e acompanhou a implantação de novas clínicas de hemodiálise, ampliando o acesso ao tratamento em diversas regiões.
Outro avanço aconteceu com o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que após diversas reuniões na Comissão de Saúde, teve um aumento na ajuda de custo para pacientes e acompanhantes que precisam se deslocar para receber cuidados em outras cidades.
Uma câmara técnica também foi constituída para renovar o plano de oncologia no estado, resultando na ampliação de procedimentos como biópsias e melhorias na tabela de atendimento.
Por fim, também houve a aprovação da retomada dos transplantes renais em Mato Grosso, algo pelo qual o deputado Dr. João batalhou desde que foi eleito pela primeira vez. O processo está em fase final e, em breve, deve ser iniciado no Hospital São Matheus, em Cuiabá.