Domingo, 20 de Julho de 2025
Coluna AnaMaria Bianchini Coluna Anamaria Bian

Yasmin Nadaf, minha amiga querida, Mestre, Doutora e Pós-doutora em Literatura, foi homenageada pelo Colégio Maxi:

Coluna Anamaria Bianchini

18/06/2025 às 11h00
Por: Redação
Compartilhe:
Yasmin Nadaf, minha amiga querida, Mestre, Doutora e Pós-doutora em Literatura, foi homenageada pelo Colégio Maxi:

Parabenizo o Colégio , e os alunos, pois realmente Yasmin é  " a " sumidade em literatura no estado de MT e no Brasil, pois sua atuação é nacional. 

Dedicou-se desde sempre à literatura, e colhe homenagens que são méritos,  absolutamente. 

De toda forma,-  Min -,  que é inteligentíssima,  interessantíssima,  queridíssima,  tenho certeza que ficou muito feliz em estar com os jovens, atentos  à  Literatura.  Yasmin é escola,  e faz escola! 


Para quem não sabe, a saber  - e, ah!, - ela, é minha amiga!!!

YASMIN JAMIL NADAF

"Licenciada em Letras, pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Paraná, e Mestre e Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista (Campus de Assis), com Pós-doutorado em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
Durante quatro décadas pesquisou a escrita literária de sua terra, divulgando-a através de livros e ensaios publicados em jornais e revistas especializadas, de palestras, e de cursos. Essa literatura esteve ausente do espaço acadêmico-universitário até a publicação de sua tese de mestrado em livro na década de 1990. À esse tempo, o único autor mato-grossense estudado e reconhecido nacionalmente nas universidades brasileiras se restringia ao nome de Dom Francisco de Aquino Corrêa, e vale lembrar, na área dos estudos de filologia e lingüística. Yasmin desmistificou assim o cânone: deu visibilidade ao nome e obras de escritores do passado, até então excluídos da História oficial. Paralelamente despertou o interesse pelo nacional/e regional, entre os colegas professores, alunos e a comunidade leitora científca em geral. 
 
Publicou os livros: Sob o signo de uma flor. Estudo de A Violeta, publicação do Grêmio Literário Júlia Lopes - 1916 a 1950 (1993); Rodapé das miscelâneas. O folhetim nos jornais de Mato Grosso - séculos XIX e XX (2002); Diálogo da escrita. Alagoanos na imprensa de Mato Grosso (2003); Presença de mulher: ensaios (2004); Machado de Assis em Mato Grosso. Textos críticos da primeira metade do século XX (2006); Estudos literários em livros, jornais e revistas (2009); e, Páginas do passado. Ensaios de literatura (2014).

Foi Técnico-Administrativa na UFMT (de 1984 a 2005), e assim que terminnou o Pós-Doutorado ministrou cursos em Faculdades Públicas e Particulares em torno da Literatura (Mato Grosso,Brasil e Portugal), e Literatura e/ou Imprensa no Brasil.

É Membro titular (Membro Benemérita desde 2020) da Academia Mato-Gros­sense de Letras, tendo tomado posse na entidade na data de 27 de outubro de 1995."

Adoro, me amarro e sou fã!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias